A Federação Paulista de Lutas e Artes Marciais foi fundada em 22 de Julho de 1.990 com o nome de Instituto Brasileiro de Artes Marciais (IBAM), com objetivo de integrar professores, mestres e praticantes, afim de proporcionar ao público um grande espetáculo e conhecimento maior sobre as diversas modalidades marciais. Em 1.996, resolvemos trabalhar especificamente em nosso estado e mudamos, conforme legislação vigente para Federação, afim de oferecer condições aqueles que ainda não estavam filiados a um sistema desportivo.

A FEPLAM, como entidade Regional de Administração do Desporto com representatividade Estadual, tem como finalidade dirigir, difundir e incentivar em todo o Estado de São Paulo, a prática e o ensino de todas as lutas e Artes Marciais hoje existentes, como exemplo: Aikido, Boxe, Karate, Kendô, Kenpô, Kung-Fú, Tae-Kwon-Do, Capoeira, Judô, Jiu-Jitsu, Kick Boxing, Muay Thai, Sumô, Luta Olímpica, Taiyando, Hapkido e congêneres.

Administrar, assessorar, orientar, supervisionar, regulamentar e coordenar o ensino e a prática das modalidades de lutas e artes marciais em todo o Estado de São Paulo, aperfeiçoando e intensificando sua prática.

Regulamentar, organizar, orientar, fiscalizar, promover, dirigir ou controlar os campeonatos, festivais, torneios, demonstrações, simpósios, cursos, estágios e demais atividades de âmbito estadual, prestando aos filiados, atletas e praticantes, a assistência necessária ao fomento do desporto.

A FEPLAM realizará anualmente, Campeonatos, Torneios ou Circuitos, tanto a nível amador como profissional, previsto no Calendário Anual, além de supervisionar, coordenar, apoiar e colaborar com Eventos Extras – Calendário.

Somente poderão participar dos eventos, atletas e/ou praticantes que estiverem devidamente filiados.