Batuque3kl

CAPOEIRA

A capoeira é uma expressão cultural que mistura, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. Desenvolvida por escravos africanos trazidos ao Brasil e seus descendentes, é caracterizada por movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobático, todos incorporados a uma malandragem tipicamente brasileira. Uma característica que a distingue de outras lutas é o fato de ser acompanhada por música.

A palavra capoeira tem alguns significados, um dos quais refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obteve o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

KARATE

Karate é uma palavra japonesa que significa “mãos vazias”. Consiste em uma arte marcial japonesa e um método de ataque e defesa pessoal que inclui diversas técnicas executadas com as mãos desarmadas.

O método de defesa pessoal foi possivelmente originado na China, mas se desenvolveu e evoluiu no Japão, na província de Okinawa, com base em uma luta já existente na época.

Os praticantes de caratê são denominados “caratecas”. Nas lutas, os caratecas só podem usar as armas de combates naturais, ou seja, o próprio corpo (mãos, braços, pés, pernas, etc.), incluindo os bons reflexos de visão e a inteligência.

Artigos-para-Artes-Marciais-em-Sao-Vicente-Kimono-de-Karate
Judô-feminino-4

JUDÔ

Nascido no Japão em 1882, o Judô se tornou Esporte Olímpico em 1964. O Judô é um dos esportes com maior número de praticantes, é também um dos esportes que mais conquistou medalhas olímpicas para o Brasil. O Judô é um esporte único, pois além de defesa pessoal é um método educacional e disciplinador. É um esporte que visa o aperfeiçoamento físico, mental, técnico, psicológico e moral do praticante.

Sua técnica utiliza basicamente a força e equilíbrio do oponente contra ele. Palavras ditas por mestre Kano para definir a luta: “arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual”. A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual.

TAE-KWON-DO

TaeKwonDo é uma Arte Marcial de origem coreana que desenvolve as pessoas física e mentalmente procurando trabalhar a velocidade, coordenação, força, elasticidade, resistência, destreza, entre outras. Na sua prática utilizam-se apenas as armas naturais do corpo, os braços e  as pernas, através de ataques, defesas, esquivas, para a eliminação rápida da ameaça externa. Na prática de Taekwondo exploram-se vários domínios como as Técnicas de Combate e Defesa Pessoal, exercício e desporto, Filosofia, Meditação e Etiqueta.

Genéricamente o Taekwondo, enquadra-se nas Artes Externas, e quanto ao seu modo de combate no sistema de Full-Contact.

O Taekwondo é também um Desporto que integra o Quadro de Competição Olímpica, tendo surgido primeiro como Desporto de Demonstração em Seul 1988 e finalmente como Desporto Oficial em Sidney 2000.

taekwondo_0074
aikido

AIKIDÔ

Aikido é uma arte marcial japonesa desenvolvida pelo mestre Morihei Ueshiba (1883-1969), aproximadamente entre os anos de 1930 e 1960, como um compêndio dos seus estudos marciais, filosofia e crenças religiosas. O aikido é frequentemente traduzido como “o caminho da unificação (com) da energia da vida”, ou “o caminho do espírito harmonioso”. O objetivo de Ueshiba era criar uma arte em que os seus praticantes pudessem defender-se a si próprios a partir do ataque adversário.

O aikido é exercido através da combinação de movimentos atacantes, redireccionando a força adversária, ao invés de combatê-la directamente. Isto requer uma reduzida força física, uma vez que o aikid?ka (praticante de aikido) conduz o impulso atacante dando entrada ao ataque a partir da transformação dos movimentos rivais. As técnicas são complementadas com várias projecções, torções e contusões comuns.

KUNG-FU

São técnicas de defesa pessoal, meditação, relaxamento, condicionamento físico e, o mais importante, “disciplina”, podendo ser praticado por qualquer pessoa, independente de idade, peso ou sexo.

Kung Fu significa Trabalhar Duro, e é uma palavra chinesa para denominar um tipo de arte marcial. Para os chineses, kung fu não é usado apenas para a luta, significa algo que foi adquirido com muito esforço e competência na luta corporal.

O kung fu tem origem na necessidade dos chineses, há muito tempo atrás, lutarem contra animais ferozes e inimigos. Existem diversas lendas sobre a verdadeira origem, mas um monge chinês chamado Ta Mo, subiu numa montanha e começou a observar o movimento dos animais, as posições que lutavam e também como se defendiam. A partir dessa observação surgiu o kung fu, que para os orientais é considerado uma arte, e não uma luta.

estilo-garras-de-aguia
???????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

LUTA OLIMPICA

A Luta Olímpica é reconhecida como um dos esportes praticados há mais tempo – talvez só perca para o Atletismo. Há registros de combates que datam do ano 3000 antes de Cristo, e o esporte chegou a fazer parte dos chamados Jogos Olímpicos da Antiguidade.

A primeira disciplina da Luta no programa olímpico foi a Greco-Romana, presente desde os Jogos de 1896, os primeiros da Era Moderna, em Atenas, na Grécia. Com exceção da edição de 1900, em Paris, o esporte sempre esteve presente. Já  o Estilo Livre apareceu no ano de 1904, em Saint Louis, contando apenas com lutadores americanos.

Realizadas em um tapete sintético de 12 x 12 metros – a área de combate é um círculo de 9m de diâmetro, a Luta Greco-Romana e o Estilo Livre têm o mesmo objetivo: imobilizar o adversário de costas para o chão. A diferença é que, no primeiro estilo, só é permitido usar os braços e o tronco para atacar e imobilizar o adversário, enquanto o segundo autoriza o uso das pernas. São proibidos golpes baixos, estrangulamentos, colocar o dedo no olho do rival e puxões de cabelo. Se nenhum dos participantes conseguir imobilizar o adversário de costas no solo, a decisão será por pontos, que variam de acordo com os golpes e punições aplicadas. O sistema de competição é o de eliminação direta.

BOXE

O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.

O  boxe só ganhou algumas regras, aproximando-se do que é hoje, no século XVII, no Reino Unido. Foi no ano de 1867, que o uso de luvas e o número de assaltos foram determinados como regras oficiais.

Para tornar as lutas mais competitivas, as regras do boxe definiram categorias que variam de acordo com o peso do lutador (boxeador ou pugilista).

No Brasil, surgiu o interesse pelo boxe em 1918, quando alguns marinheiros franceses fizeram algumas exibições em São Paulo. Estudiosos do boxe têm procurado ao longo dos anos inová-lo, tornando-o mais seguro para os seus praticantes, preservando a emoção que é peculiar tanto ao boxe amador quanto ao profissional.

boxe
hi-res-1228f56991432fe9b05010b0eae867e8_crop_north

MMA

MMA é a sigla para Mixed Martial Arts, ou em português, artes marciais mistas. MMA são artes marciais que incluem golpes de luta em pé e técnicas de luta no chão. As artes marciais mistas podem ser praticadas como um esporte de contato de maneira regular ou em torneios, em que dois concorrentes tentam derrotar um ao outro.

As artes marciais mistas utilizam uma grande escala de técnicas permitidas, como golpes utilizando os punhos, pés, cotovelos, joelhos, além de técnicas de imobilização, como lances e alavancas. Um exemplo de organização que organiza torneios de artes marciais misturas, é o UFC – Ultimate Fighting Championship.

Para muitas pessoas, artes marciais e vale-tudo são a mesma coisa, porém nem todos têm um contato pleno. O MMA é uma modalidade de luta em que os praticamente não precisam seguir necessariamente um estilo específico de luta, por isso o nome de Artes Marciais Mistas. Esses esporte, possibilita ao praticante utilizar qualquer golpe, de qualquer arte marcial, como boxe, jiu-jitsu, caratê, judô, muay thai, entre outras.

MUAY THAI

O muay thai é uma luta originária da thailandia. Também conhecido com boxe tailandês, ou thai boxe. é uma arte com mais de  2.000 anos de idade,e foi criada pelo povo tailandês para se defender em batalhas,e para manter a boa forma e a saúde.

MUAY THAI significa: Arte marcial tailandesa. (mu: marcial.) (ay:arte.) (thai:tailandes.)

Na tailandia é também conhecido como LUTA DA LIBERDADE ou ARTE DOS LIVRES,pois foi com as técnicas muay thai que o povo tailandes se defendeu ,lutou ,e conseguiu sua liberdade.

É também conhecida como a arte das oito armas por causa do uso dos punhos,cotovelos ,joelhos e chutes com as canelas, que aliado a uma forte preparaçaõ fisica ,torna o muay thai a mais forte e agressiva luta de trocação em pé do mundo, sendo utilizada por todos os grandes lutadores de mma para que na luta em pé eles se tornam invensíveis.

Muay-Thai
baratoplata-jiujitsu-660x330

JIU JITSU

O Jiu-jitsu é uma arte marcial japonesa, que utiliza como principais técnicas golpes de alavancas, torções e pressões para derrubar e dominar um oponente.

Basicamente, no jiu-jitsu usa-se a força (própria e, quando possível, do próprio adversário) em alavancas, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente, consiga vencer. No chão, com as técnicas de estrangulamento e pressão sobre articulações, é possível submeter o adversário fazendo-o desistir da luta (competitivamente), ou (em luta real) fazendo-o desmaiar ou quebrando-lhe uma articulação.

KICK BOXING

Kickboxing não só se refere apenas a um grupo de artes marciais e esportes de combate em pé baseados em chutes (em inglês: kick) e socos (em inglês: boxing) como também é um estilo de arte marcial e desporto de combate.

O kickboxing é frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.

O kickboxing em sentido restrito é muitas vezes confundido com o muay thai (boxe tailandês). Ambos são semelhantes mas com extremas diferenças, não apenas nas regras, mas também na prática. Contudo, o foco do lutador durante a luta é diferente. Nas regras do muay thai, tem os golpes de cotovelos a mais. Já os golpes de joelhos são permitidos tanto no muay thai como na modalidade K-1 do Kickboxing.

kickboxing-equipment5
ARENA_BRAZIL_IX_tiagp.riahco(252)

CONTATO LIVRE

Modalidade de origem brasileira, desenvolvida em meados de 1990, englobando diversas modalidades, tais como kick boxing, muay thai, boxe, karatê, luta olímpica, jiu jitsu, judô, entre outras.

Com regras distintas para combates amadores, semi profissionais e profissionais.

Na regra amadora o combate que for levado ao chão só poderá utilizar as técnicas de imobilização, na semi profissional o combate que for ao solo, usará tanto técnicas de imobilização quanto trocação exceto rosto, já para os combates profissionais a luta levada ao solo além da imobilização pode utilizar os golpes de trocação incluso rosto.